Livro: Para todos os garotos que já amei
Autor(a): Jenny Han
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 320
Valor: R$ 26,91
Resenhado por: Isadora Bispo
Sinopse: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

Que tal,Isadora?

O livro é narrado em primeira pessoa,do ponto de vista da Lara Jean.Ela tem dezesseis anos,é uma garota sonhadora e ingênua,está no colegial e tem duas irmãs,Kitty,que tem nove anos e é muito decidida,e Margot,que tem dezoito anos e tem um papel de mãe para as irmãs mais novas. Elas são conhecidas como as irmãs Song,e ficaram muito unidas desde o falecimento da mãe.

Lara Jean escreve cartas de amor para os garotos de quem ela já gostou,cinco para ser mais exata. Nessas cartas ela fala a verdade,ela coloca tudo o que sente e depois as guarda em uma caixa de chapéu que ganhou da mãe.Sempre foi assim,ela escrevia as cartas,colocava o endereço do garoto e guardava na caixa de novo.Mas as coisas saem do eixo quando essas cartas são enviadas.E esse nem é o maior dos problemas de Lara Jean,porque um dos garotos para quem ela escreveu é o Josh, o vizinho e namorado da irmã dela! Ela fica desesperada e para tentar convencer Josh de que não sente mais nada por ele,ela faz um acordo com Peter, um dos garotos por quem também já foi apaixonada.

É claro que essa história de acordo não vai dar certo,e é aí que Lara Jean se vê mais confusa do que nunca, por que além de ter suas cartas misteriosamente enviadas, Margot, vai para a Escócia fazer faculdade e é Lara Jean a responsável por colocar as coisas em ordem e ajudar sua irmã mais nova e seu pai em casa.Durante a narrativa podemos perceber como as irmãs são próximas.Lara Jean sente muita falta da irmã mais velha e muitas vezes ela acha que não está fazendo a coisa certa ou do jeito que a irmã faria.


Os personagens são bem caracterizados e conseguimos perceber claramente como são diferentes,como por exemplo,as irmãs Song,cada uma tem uma personalidade totalmente diferente da outra,e isso só torna a relação delas mais interessante.Outro ótimo exemplo são Josh e Peter. Josh é encantador.Lara Jean, Margot e ele sempre viveram grudados,desde quando eram bem pequenos.Depois que cresceram ele continuou sempre na casa das irmãs Song e é um companheiro do pai delas.Todos amam Josh. Acho que é impossível não ama-ló.Com seu jeito caseiro e meio nerd,ele é aquele tipo de pessoa que faz tudo antes mesmo que você precise pedir.É o melhor amigo de Lara Jean.Já Peter é muito engraçado,as partes em que ele aparece são muito leves e descontraídas.Ele adora implicar com a Lara Jean e fica muito apegado a irmãzinha dela. 

A autora faz você se apaixonar pelos personagens já nas primeiras páginas e constrói um romance na dose certa.Muitas vezes eu torcia para a protagonista ficar com um dos meninos e depois eu torcia pelo outro,é impossível se decidir!Ela mostra lados diferentes dos personagens,o que os tornam mais reais.A leitura é muito envolvente,é impossível de largar.No geral Lara Jean é uma boa protagonista, mas muitas vezes eu ficava com raiva por ela ser tão dependente e tão ingênua.Ela tem muito medo de tudo,e muitas vezes tinha a chance de viver momentos muito bons mas não os aproveita por medo.

O final do livro me deixou sem saber o que pensar!Quando eu terminei, torci para estar faltando algumas páginas.É aquele típico final ''Pense o que quiser''.Não sei se o objetivo era esse,de fazer os leitores ficarem curiosos para o que vai acontecer depois,porque se foi,parabéns Jenny Han!Você me deixou muito curiosa!

Para todos os garotos que já amei,é um livro fofo e envolvente ,que sem dúvida alguma vai te arrancar vários suspiros.Entrou na lista de melhores leituras deste ano,já é um dos meus romances favoritos!



Classificação:



Frases:   
''Se o amor é como uma possessão,talvez,minhas cartas sejam meu exorcismo.'' 
 ''- Você tem dezessete,não é tão jovem.Cem anos atrás,as pessoas se casavam quando tinham praticamente a sua idade.
 - É,isso foi antes da eletricidade e da internet.Cem anos atrás,caras de dezoito anos lutavam em guerras com baionetas e tinham a vida de outras pessoas nas mãos!Eles já tinham vivido muito quando chegavam à nossa idade.O que o pessoal da nossa idade sabe sobre o amor e a vida?''






*O segundo volume já foi publicado com título: P.S.: Ainda amo você. Para ler a resenha clique aqui. 





Nos vemos na próxima!Espero que gostem
desse livro tanto quanto eu. 

P.S.: A Lara Jean gosta de Harry Potter 
e se fantasia de uma das personagens 
do livro no halloween!


2 Comentários

  1. Adorei a resenha! Fiquei super interessada no livro, vou botá-lo na minha lista! - Luísa
    Estamos seguindo seu blog!
    Beijos. - http://www.demaeprafilha.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Leia mesmo,esse livro é muito fofo. Obrigada! ♡

      Excluir

Vai sair sem deixar um recadinho?
Não faz isso não, sua opinião é muito importante.