Livro: A 5ª Onda
Autor(a): Rick Yancey
Editora: Fundamento
Ano: 2013
Páginas: 367
Valor: 26,80
Resenhado por: Isadora Bispo
Sinopse: Depois da primeira onda, só restou a escuridão.Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram.Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram.Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém.Agora “A Quinta Onda”está começando...Cassie está sozinha, fugindo dos Outros. Ela vive em uma Terra devastada, onde qualquer pessoa, até mesmo uma criança, pode ser o inimigo. Um inimigo que parece humano, que espreita em todos os lugares, pronto para aniquilar os últimos sobreviventes. Permanecer sozinha é permanecer viva – Cassie acredita nisso até encontrar Evan Walker. Mas será que ela pode confiar nele? Será que ele pode ajudá-la a resgatar o irmão? Chegou o momento em que Cassie deve escolher entre a esperança ou o desespero, entre enfrentar os Outros ou se render ao seu destino, entre a vida ou a morte. Entre desistir ou lutar!


Que tal,Isadora?

Assim que vi a primeira resenha desse livro fiquei desesperada para comprar.É o tipo de história que eu estava precisando depois de tanto romance que li no mês passado. O livro conta a história da Cassie,que é uma garota de dezessete anos completamente normal,ela tem uma melhor amiga,uma paixão platônica por uma cara do colégio,e uma casa onde mora com a mãe,o pai e o irmãozinho Sammy. Essa é uma história sobre ataque alienígena,mas é bem diferente dos filmes que costumamos ver por aí.Os aliens não chegam atacando a terra,eles fazem isso bem devagar,usando diferentes ataques,que no livro são chamados de ondas.A primeira onda acaba com a energia,todos os celulares,rádios,carros,aviões,tudo simplesmente se apaga,as outras duas ondas são na minha opinião bem piores do que a primeira,mas acho que é mais legal ir descobrindo o que elas foram aos poucos,conforme a Cassie vai narrando.O livro tem um estilo de sobrevivência que me lembra um pouco The Walking Dead.As cenas de ação são muito boas.


Andando por ai com um fuzil na mão e um ursinho de pélúcia na outra,Cassie começa contando como tudo aconteceu enquanto ela está completamente sozinha na floresta tentando sobrevier para poder cumprir uma promessa que fez ao seu irmão,o único motivo pelo qual ela ainda luta.





Esqueça tudo o que você sabe sobre alienígenas,eles são bem diferentes do que se imagina,muito mais complexos,cheios de mistérios,e muito inteligentes mesmo.No livro eles são chamados de os Outros.Ninguém entende direito o  que eles querem,e por causa disso o mundo vira um completo caos.É muito legal ver como cada pessoa é afetada de um forma.O livro é narrado em primeira pessoa,pelo ponto de vista de quatro personagens diferentes,temos só uma parte em terceira pessoa,que é bem pequena.Eu amei todas as narrativas,sem exceção,mas as da Cassie são perfeitas,ela é uma ótima protagonista, é bem destemida.A escrita do Rick Yancey é muito forte,parece que ele sabe exatamente que palavra usar em cada momento.As partes em que a Cassie conta como foram as ondas anteriores é cheia de reflexões incríveis,é impressionante o ponto de vista dela.Eu provavelmente marquei o livro todo com post-its,tem uma frase melhor que a outra!

Eu fiquei sem palavras depois de ler essa página!


Todos os personagens se interligam de alguma forma,e o jeito como isso acontece é muito legal,é como juntar as peças de um quebra-cabeça.Tudo tem um motivo,e depois quando tudo se completa é quase impossível não se impressionar.Cada personagem tem a sua história,e cada uma delas é importante.Nós começamos o livro quando o mundo já está enfrentando a 4ª onda,e por isso a personagem nos conta como tudo aconteceu através de flashbacks,e eu não achei que em nenhum momento isso deixou a leitura menos interessante.Nós demoramos um pouco para descobrir o que é exatamente a 4 onda,e a 5ª então é só no final do livro.Quando eu descobri,quase morri,é tão inteligente!Sério,eu não esperava por isso.


Talvez por ser uma história de ficção científica,algumas pessoas podem achar que não tem romance,pois é,é ai que elas se enganam.Tem romance,sim!E ele é totalmente inesperado,além do mais,a Cassie não pode confiar em ninguém!Mas é claro que isso uma hora iria acontecer,não é?! No começo eu fiquei meio com o pé atrás porque eu achei que o romance aconteceu um pouquinho rápido demais,eu sempre prefiro quando tudo é mais devagar,eu gosto de ficar ansiosa,mas essa é a única coisa que no começo me incomodou um pouco no livro.Por trás do romance também tem um grande mistério,o que só deixa as coisas ainda melhores.A história fala muito de quem nós somos,do que nos faz diferentes dos'' Outros '',do que nos torna humanos.Isso me fez pensar bastante.Tem um momento em que um personagem fala a seguinte frase: ''Você ainda não entendeu?No momento em que decidirmos que uma pessoa não importa mais,eles venceram.''

A 5ª Onda é um livro muito emocionance,cheio de reviravoltas e muito mistério.Eu nunca tinha lido nada sobre ficção científica antes,e posso dizer que esse entrou para a lista dos favoritos.O próximo livro já foi publicado no Brasil, com o nome de O Mar Infinito,e a história dessa trilogia maravilhosa chega aos cinemas em janeiro de 2016,sendo estrelado por Chloe Moretz (atriz do filme Se Eu Ficar).Eu estou muito ansiosa para ler a continuação desse livro e fiquei ainda mais empolgada quando descobri sobre a adaptação cinematográfca.Eles tem uma excelente história nas mãos,eu realmente espero que saibam aproveitá-la.

Classificação:


Frase preferida:
''Deus não chama os preparados,filho.Deus prepara os que chama.E você foi chamado.''



Essa foi a resenha de hoje.
Não deixem de ler o livro e
comentem o que acharam.
Nos vemos na próxima!


3 Comentários

  1. Adorei sua resenha !
    Mas , esse não é o tipo de livro que gosto de ler , sabe ? Mas , talvez eu indique para alguém ....

    Tá rolando um sorteio de 5 kits literários em meu blog ! Participe ...

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indique sim,é ótimo para quem gosta de ficção e aventura.Amo sorteios,vou ver. ♥ Bjss

      Excluir
  2. Olá,leia sim,o livro é ótimo e o filme é bem fiel.
    Obrigada :)
    Bjss

    ResponderExcluir

Vai sair sem deixar um recadinho?
Não faz isso não, sua opinião é muito importante.