[ESSA CRÍTICA NÃO CONTÉM SPOILERS]

Esse mês chegou no catálogo da Netflix uma nova série original, adaptação da coletânea de livros infantis “Desventuras em Séries”, com ferrenhos seguidores ao redor do mundo. Conta o triste destino dos órfãos Baudelaire - Violet (Malina Weissman), Klaus (Louis Hynes) e a bebê Sunny (Presley Smith) – depois que os seus pais são mortos em um incêndio que também destrói a casa deles.




“Desventuras em Série” estava no limbo desde o lançamento do filme homônimo de 2004, que faturou US$ 209 milhões mundialmente para um orçamento de US$ 140 milhões, o que não justificou a filmagem de uma sequência. Nesse filme, o protagonista é na verdade o Conde Olaf, o vilão da história, enquanto que as crianças são apenas coadjuvantes. Essa troca de papeis gerou várias críticas, já que subverteu a interessante premissa dos livros de colocar as crianças como protagonistas da história.

Mas agora, com a estreia da série no serviço de streaming, os fãs podem ficar aliviados, porque finalmente temos justiça ao material original: os três irmãos Baudelaire demonstram a todo momento serem mais inteligentes do que os adultos.

Essa primeira temporada adapta quatro dos treze livros escritos por Lemony Snicket (pseudônimo de Daniel Handler). São eles Um Mau Começo, A Sala dos Répteis, O Lago das Sanguessugas e Serraria Baixo-Astral. Para cada livro, são dedicados dois episódios, e já que cada episódio tem em média 50 minutos, isso significa 1 hora e 40 minutos (praticamente um filme) para explorar cada um dos livros.

Isso é ótimo, mas o que me incomodou foi a necessidade de sempre ter um cliffhanger no final do episódio. Isso não é mais TV! Estamos falando da Netflix, caramba! Todos os episódios são liberados de uma só vez, e muitos espectadores até fazem maratona, então qual o sentido de criar ganchos para o próximo episódio?

Sobre figurino e cenário, a equipe técnica conseguiu trabalhar com pouco dinheiro e inventar soluções visuais muito práticas. Não é nada magnífico, mas funciona. Até a direção parece mais profissional, comparada a outras produções do gênero.

Mas o que realmente cativa em “Desventuras em Série” são os atores. Os jovens Malina Weissman e Louis Hynes dão um banho de atuação, e realmente convencem como a Violet e o Klaus. Malina já viveu a pequena April O'Neil no filme de 2014 das "Tartarugas Ninja", e também a pequena Kara Zor-El na série da "Supergirl". Para Louis, esse é o seu primeiro papel de destaque.
Já Neil Patrick Harris arrebenta e entrega tudo de si. Seu personagem é um ator de teatro péssimo, que age inescrupulosamente sob diversos disfarces para enganar os adultos. Imaginem a dificuldade! Pois, nesse caso, Neil precisava ser o Conde Olaf fantasiado de outro personagem, mas como o Conde é um péssimo ator, ele não podia ser muito convincente. São várias sacadas na atuação de Neil que faz desse o papel que ele nasceu para interpretar. Até um número musical ele apresentou!

Com exceção das crianças, pode parecer que todos os personagens estão exagerados, mas essa é a proposta da série, portanto se encaixa nessa ambientação surreal. E a linguagem utilizada aqui é uma transposição perfeita da linguagem dos livros. Talvez porque o autor estivesse supervisionando de perto cada decisão. Ponto positivo!

Contudo, a série ainda está presa demais a realidade. Senti falta de algo um pouco mais cartunesco. Espero que no segundo ano, “Desventuras em Série” se sinta livre para explorar esse universo do absurdo de uma maneira mais original, e não se encaminhar para um caminho confortável, que foi o que aconteceu nessa primeira temporada. Eu quero uma série diferente! Esqueça o que conhecemos de narrativas infantis. Vamos elevar o potencial dessa produção ao máximo, pessoal.

Classificação:




Você já assistiu a série? E ai, gostou do que viu? Está ansioso para a segunda temporada?
Comenta para gente quais foram as suas partes favoritas.



Um Comentário

  1. Olá lindona, achei interessante, mas confesso que não tive tanta curiosidade para assistir.
    Beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir

Vai sair sem deixar um recadinho?
Não faz isso não, sua opinião é muito importante.