O cinema já explorou diversas vezes os horrores da Segunda Guerra Mundial. São tantos filmes, que é possível fazer um estudo do período através deles. E aqui vamos listar três filmes que ajudam a entender o que foi o holocausto, cada um em cenário e contexto diferentes, para que os espectadores tenham dimensão de como o confronto envolveu o mundo todo.




1º - Olga (2004)


O drama brasileiro de Jayme Monjardim narra a biografia de Olga Benário Prestes, uma revolucionária que defendia o comunismo e lutava para acabar com as desigualdades e injustiças sociais.

Olga foi deportada para a Alemanha após o fracasso da Intentona Comunista. Entregue à Gestapo, Olga foi enviada para um campo de concentração, onde deu à luz a sua filha Anita Leocádia Prestes. A menina foi entregue a sua avó paterna após uma campanha de repercussão internacional pela sua liberação. Já Olga continuou presa, até que em 1942 foi executada pelos nazistas na câmara de gás.

Uma história tocante, que descreve a situação no Brasil durante os anos em que o regime Nazista ocupou parte da Europa, e também expõe paralelos com o governo autoritário de Getúlio Vargas.

2º - A Vida é Bela (1997)


Roberto Benigni escreve, dirige e atua essa emocionante comédia dramática, que se passa em seu país natal, a Itália, onde Guido, um homem simples, inteligente e espirituoso, é mandado para um campo de concentração, juntamente com seu filho, o pequeno Giosuè.

Por ser um pai amoroso, consegue fazer com que seu filho acredite que ambos estão participando de um jogo, sem que o menino perceba o horror no qual estão inseridos.

Benigni retrata o holocausto de forma cômica, sem esconder as tragédias que aconteciam nos campos de concentração. Dividido em dois atos, o primeiro nos faz rir com as trapalhadas de Guido, e o segundo é de partir o coração. Prepare os lenços!

3º - A Lista de Schindler (1993)


Um relato fascinante do empresário Oskar Schindler, que conseguiu salvar a vida de mais de 1.100 judeus poloneses os empregando em sua fábrica. Antes mesmo de irem aos campos de concentração, Schindler contratava os judeus para trabalhar.

O diretor do longa, Steven Spielberg, estava determinado a que seu filme não fosse simplesmente visto como uma obra de época, e que deveria representar uma relevância contemporânea. “Eu fiz o filme este ano porque estava tão chateado com o que estava acontecendo na Bósnia, assim como sobre o genocídio dos curdos”, relata o diretor, citando o genocídio étnico ocorrido durante a Guerra da Bósnia, entre 1992 e 1995.

Além dessas narrativas, também recomendamos a busca por documentários sobre o tema. É importante que as histórias desse período sejam vistas, para conscientizar e impedir que tais atrocidades se repitam.

 Gostou da lista? Qual filme você usou para estudar a Segunda Guerra Mundial? Conta para gente nos comentários.


7 Comentários

  1. Eu já assisti ao Olga e A Lista de Schindler e não vejo a hora de assistir direitinho ao A vida é bela :)
    Adoro História e o período da Grande Guerra é um dos meus favoritos quanto a quantidade de material disponível para estudo e cultura.
    Beijos açucarados <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bruna. A Vida é Bela é um filme muito triste, de partir o coração. Se prepara pra chorar, kkk

      Excluir
  2. Olá,
    Só assisti A Vida é Bela, e esse filme é tão lindo, o que o pai faz para deixar o filho 'feliz' em meio aquilo tudo é maravilhoso, a ideia que ele teve, um filme bem triste também.
    Adorei as dicas, vou até assistir os outros dois.
    Beijos
    Marília Merlino Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um filme muito tocante, realmente. Choro toda vez, kkk

      Excluir
  3. Oii, Matheus!
    Eu já assisti esses 3 filmes e posso dizer que realmente são fantásticos! Sou apaixonada por estudar esse período tão sombrio da nossa história e tudo que envolve o tema me chama a atenção... adorei a ideia desse post e as indicações são ótimas!
    Beijoss
    Vida em Marte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São tantos filmes desse período, neh? Fiquei até confuso pra escolher, kkk

      Excluir
  4. Ooi!
    Desses eu já assisti Olga e gostei bastante, é mesmo uma história muito tocante, eu assisti ele a um bom tempinho atrás e lembro que eu chorei muito no final. Os outros eu não assisti mas quero muito assistir.

    Beijos <3
    https://creative--theory.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Vai sair sem deixar um recadinho?
Não faz isso não, sua opinião é muito importante.