Livro: O que aconteceu com o adeus
Autor(a): Sarah Dessen
Editora: Editora ID
Ano: 2009
Páginas: 424
Valor: 37,47
Resenhado por: Isadora Bispo
Sinopse: Dois anos, quatro cidades diferentes. A vida de Mclean anda assim. Mclean não se importa com isso. Cada nova cidade é a oportunidade de mudar. Cada local diferente traz uma oportunidade para ela se reinventar. A garota insolente e alegre. A rainha do drama. A menina disposta a agradar a todos. Desde o divórcio complicado dos pais, ela e o pai se mudam muito, deixando o passado infeliz para trás. Mas o que ocorre aqui em Lakeview, onde ela vem criando raízes, fazendo amigos e apenas tentando ser alguém que ela não é há muito tempo: ela mesma? Teria Dave algo a ver com isso? Ele é a pessoa mais sincera que a Mclean já conheceu. Mclean precisa de tempo, antes que esteja na hora de mudar-se novamente. Tempo para conhecer Dave de perto... ou para confirmar que perdeu a fé nos relacionamentos entre as pessoas. 

Que tal,Isadora?


Quatro cidades diferentes,quatro garotas novas.É assim que Mclean lida com as mudanças de sua vida.Desde que seus pais se divorciaram ficar na mesmo lugar por muito tempo é algo impossível.Ela e o pai passam por diferentes cidades onde ele transforma restaurantes à beira da falência em algo real novamente.Sua relação com a mãe é muito conturbada,ignorando as ligações por dias seguidos ela tenta ao máximo manter distância. Se mudar já virou algo natural e com tudo planejado.A casa tem apenas o necessário,os amigos ficam para trás junto com a garota que ela costumava ser e as despedidas não existem. Mclean está lá em um dia e no outro não.Sem conexão,sem lágrimas,sem adeus.

As cidades diferentes não a fazem apenas mudar de nome,mas também sua personalidade.De líder de torcida à garota de delineador preto,de super dramática à menina cheia de amigos.Porém,agora o seu lugar de destino é Lakeview, e dessa vez ela não estará no controle da situação,pois inventar uma personagem nunca foi algo tão difícil.As coisas começam a sair dos eixos em uma festa na casa vizinha onde Mclean acaba se metendo em um problema e no final da noite se vê fugindo da polícia e sendo salva por um garoto de identidade duvidosa.

Os personagens secundários tem grande importância na trama,boa parte do livro aborda a mãe da Mclean tentando se reconciliar com ela,e isso vai transformar a personagem completamente.Dave,o vizinho nerd que ama basquete vai se tornar alguém muito especial na vida dela de uma maneira sutil,e a Deb,uma garota diferente e um pouco sozinha que verá na Mclean uma oportunidade de finalmente ter uma amiga,coisa que a protagonista sempre evitou. A narrativa da Sarah Dessen é perfeita,cheia de metáforas que se encaixaram perfeitamente na história.O livro,que carrega um tema um pouco pesado, continua leve e divertido,sem muitos dramas.O final me surpreendeu,ele foi simples e real,sem exageros mas talvez um pouco diferente do esperado.

Uma das coisas que mais me incomoda nas histórias em geral é o famoso instalove,onde os personagens nem se conhecem mas juram se amar profundamente,o que torna o romance forçado e irreal.E essa, confesso, era a minha maior preocupação,mas as coisas demoraram para acontecer,o que costuma me agradar.Acho muito melhor torcer pelo casal do que vê-los apaixonados de uma vez,porém o romance poderia ter começado um pouco antes,pois no momento em que os personagens ficam juntos o livro acaba,seria mais interessante vê-los um pouco dentro do relacionamento.

Esse é o segundo livro que leio da autora e mais uma vez minhas expectativas foram superadas.Eu com certeza vou procurar mais obras dela para ler.Um livro leve e perfeito para relaxar,uma história que fala sobre família e a importância de encontrar a si mesmo.O que aconteceu com o adeus é a maior prova de que as pessoas,se forem as pessoas certas,podem mudar tudo.



🎵 Leia ouvindo : Castle on the Hill - Ed Sheeran


Classificação:


Frases preferidas: 

´´ Lar não era uma casa montada,ou apenas uma cidade no mapa.Era qualquer lugar onde as pessoas que te amam estão,sempre que vocês estão juntos.Não um lugar,mas um momento e depois outro,construídos sobre o outro como tijolos para criar um abrigo sólido que você leva consigo a sua vida inteira,onde quer que esteja.``


12 Comentários

  1. Gostei da sua opinião, e me chamou a atenção o que vc escreveu "as coisas demoram a acontecer ", também fico muito encomodada quando a autora coloca paixões logo de cara,fica uma história superficial,mais pelo visto não é o que acontece com esse livro. obrigado pela dica.
    Um abraço

    http://diasdeleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Isadora.
    Eu nunca li nada da autora mas só vejo elogios aos livros dela. Também não suporto esses amor miojo, gosto de torcer pelo casal igual você disse. Mas tem uns que demoram horrores mesmo e quando acontece termina o livro hehe. É um livro que tenho muita vontade de ler.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!Já ouviu falar de ´´Uma canção de ninar``?Também é da Sarah Dessen e é maravilhoso,você pode gostar.Leia esse,acho que é um ótimo livro para conhecer o trabalho da autora. <3

      Excluir
  3. Primeiro: Amei a dica de música para ler! Eu gosto muuuito de realizar a leitura com um sonzinho no fundo pra embalar as cenas. E eu AMO histórias que contém viagens, estudei turismo então sou apaixonada pelo assunto. E é bem diferente o fato dela não se dar bem com a MÃE, porque em 80% dos casos o protagonista não se dá bem com o pai. Achei interessante a idéia de uma pessoa se transformar diversas vezes, deve ser extremamente cansativo, né? Vou adicionar na minha lista ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica,eu não leio sem meus fones,com a música tudo fica mais emocionante.É bem legal quando as histórias inovam em alguma coisa.É realmente muito cansativo ser uma pessoa diferente sempre,e essa é uma das coisas mais interessantes,acompanhar todas as versões da personagem.
      Bjss

      Excluir
  4. A tematica parece legal, mas sendo sincera não é muito meu tipo, mas através da sua resenha me despertou uma curiosidade, vou pesquisar mais a respeito da escritora.

    ResponderExcluir
  5. É a segunda resenha que leio do livro e já havia gostado muito, mas você consegui me instigar mais. Parece ser uma história maravilhosa, Carol! Parabéns por escrever tão bem! Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Oii, Isadora!
    Eu sou louca pra ler algo da Sarah, mas até agora não consegui ler nenhum dos livros dela :/ Que bom saber que você gostou, quem sabe não começo por esse?
    Beijoss
    Vida em Marte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kathleen! Leia sim,você pode acabar gostando também! <3

      Excluir

Vai sair sem deixar um recadinho?
Não faz isso não, sua opinião é muito importante.