Eu sei. Eu não costumo falar sobre livros aqui, inclusive, todos os meus textos, até agora, têm sido mais refletivos do que eu costumo ser!
Mas sim, eu sou uma viciada em livros e não caí de paraquedas aqui no blog, juro!
E hoje, gostaria de falar um pouco mais sobre uma das minhas autoras favoritas e que, ao meu ver, não tem o reconhecimento - no Brasil, que seu talento deixa claro que ela deveria ter.

A Sarah Dessen já publicou cinco livros aqui no Brasil: A Caminho do Verão, Just Listen, Aquele Verão, O que Aconteceu com o Adeus e Os Bons Segredos
Desses, já li três: A Caminho do Verão, meu primeiro contato com a autora, Aquele Verão e Os Bons Segredos, que terminei de ler recentemente.
Todos eles carregam, cada uma de uma maneira distinta, a marca da escrita da autora que é inconfundível: Sarah Dessen escreve de uma maneira leve, gostosa e divertida mesmo quando os assuntos em si são pesados. Ler seus livros é sempre um lembrete de que não importa o quanto a vida esteja péssima, sempre há algo bonito e inspirador logo ali na próxima esquina.


"Depois de ter sido pega com namorado da melhor amiga numa festa, Annabel Green começa o ano letivo sendo ignorada pelo resto da escola. Mas o que realmente aconteceu naquela noite ainda é segredo, que ela não se arrisca a contar para ninguém. Os problemas de Annabel são explicitados pela recusa da família em admitir os próprios problemas: a fissura da mãe para que as filhas virem modelos famosas e Whitney, a irmã do meio, que sofre de anorexia. Uma amizade em Owen, o DJ da rádio comunitária, que tenta constantemente ampliar os gastos musicais de Annabel, fará a tímida jovem a aprender a falar a verdade, doa a quem doer. Ele tem uma missão quase impossível: fazer com que Annabel 'Não pense nem julgue. Apenas ouça'"



"Há muita coisa acontecendo na vida de Haven... Primeiro, o casamento do pai com Lorna Queen, a “Mulherzinha do Tempo” da televisão local. Depois, o casamento da irmã Ashley com o chato Lewis Warsher, que não parece combinar com Ashley de jeito algum. Haven também não consegue ignorar o fato de ter quase um metro e oitenta e cinco de altura e ainda continuar crescendo. Ela mal consegue ver quem ela é agora ou onde ela pode se ajustar. Então, o antigo namorado de Ashley, Sumner Lee, aparece e reacende as lembranças de Haven do verão quando seus pais eram felizes, a irmã era descolada e despreocupada, e tudo era perfeito... ou pelo menos assim parecia."


"Auden viaja para ver o pai, a nova esposa e Thisbe, sua irmãzinha. Durante as férias, revê o conceito que tem da madrasta, encara um emprego de férias e conhece o misterioso Eli, com quem sai em busca de uma adolescência sem preocupações,  enquanto ele se recupera de um acontecimento trágico."


"Dois anos, quatro cidades diferentes. A vida de Mclean anda assim. Mclean não se importa com isso. Cada nova cidade é a oportunidade de mudar e de tentar ter outra persona. Cada local diferente traz uma oportunidade para ela se reinventar. A garota insolente e alegre. A rainha do drama. A menina disposta a agradar a todos. Desde o divórcio
complicado dos pais, ela e o pai se mudam muito, deixando o passado infeliz para trás. Mas o que ocorre aqui em Lakeview, onde ela vem criando raízes, fazendo amigos e apenas tentando ser alguém que ela não é há muito
tempo: ela mesma? Teria Dave algo a ver com isso? Ele é a pessoa mais sincera que a Mclean já conheceu.
Mclean precisa de tempo, antes que esteja na hora de mudar-se novamente. Tempo para conhecer Dave de perto ou para confirmar que perdeu a fé nos relacionamentos entre as pessoas."



"Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho."

Além da delícia que é ler os seus livros, que eu gosto de comparar com um sorvete de limão com framboesa que estou viciada e fica bem evidente com a quantidade da palavra verão nos títulos dos livros, acredito que seu papel na literatura juvenil vai bem além de entreter: ainda que prenda a atenção dos jovens com enredos diversos, personagens interessantes e engraçados e uma escrita fluida, ela acende um holofote para questões importantes, nem sempre as mais graves possíveis, mas com certeza aquelas que permeiam a mente de adolescentes ao redor do mundo e precisam de atenção. Ser a melhor aluna da classe, a irmã apagada ou aquela integrante da família que foi deixada de lado, tudo isso precisa ser colocado em pauta ao invés de jogado para escanteio como sub problemas.
Todos nós temos problemas, e independente de sua gravidade para o senso comum, só cada um de nós é o responsável por saber exatamente a medida de sua dor. E quando nos vemos representados em uma narrativa que pode ser bem mais legal que nossas vidas, pode ser o primeiro passo para reconhecer que tudo pode não estar bem ou ser apenas frescura, como o mundo ama dizer.
A Caminho do Verão me ajudou muito na época que eu o li, então quem sabe algum de vocês não encontra reflexão em meio ao abrigo de um raio de sol no inverno que é ler Sarah Dessen?

Aquele Verão, A Caminho do Verão e O que Aconteceu com o Adeus foram publicados pela Editora ID, enquanto Just Listen saiu pela Editora Farol Literário e Os Bons Segredos, pela Editora Seguinte.


TODAS AS IMAGENS E SINOPSES FORAM RETIRADAS DO SITE: LIVRARIASARAIVA.COM.BR


3 Comentários

  1. Oi ;D
    Depois que lançou Os bons segredos fiquei curiosa com a autora, não li nenhum mas ouço tantos comentários positivos que ela esta na minha lista de desejados. Espero conseguir ler algum esse ano!
    bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Camille!
    Morro de vontade de ler alguma coisa da Sarah Dessen,principalmente Os Bons Segredos,O Que Aconteceu Com o Adeus e Aquele Verão.Adoro as sinopses dos livros dela,bem emocionais e humanas,
    Qual seria o melhor pra começar?
    Tô pensando em começar pelo Os Bons Segredos...
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudio!
      Eu comecei com A Caminho do Verão e o recomendo fortemente!

      Beijos, Camille.

      Excluir

Vai sair sem deixar um recadinho?
Não faz isso não, sua opinião é muito importante.