O Oscar vem perdendo cada vez mais audiência nos Estados Unidos, e a promessa para a 89ª edição é uma revitalizada, para tentar interagir com um público mais jovem.





Dá para perceber certas mudanças desde a maneira como o anúncio dos indicados desse ano foi realizado. Normalmente, o anúncio é ao vivo, leva de 25 a 30 minutos, e é feito sobre um palco - celebridades de Hollywood sobem ao palco e anunciam calmamente cada categoria.

Dessa vez, preferiram um estilo mais rápido: convidaram vários atores famosos para discursarem brevemente, e anunciaram até duas categorias de uma vez, em um vídeo gravado de 12 minutos. Interessante notar que entre os atores convidados, estão representadas minorias sociais, provando que o Oscar está aberto para representatividade.


Agora vamos comentar um pouco de cada categoria, começando pelos prêmios técnicos, depois partimos para os prêmios artísticos.

Melhor Fotografia


Bradford Young - A Chegada
Linus Sandgren - La La Land: Cantando Estações
Greig Fraser - Lion: Uma Jornada para Casa
James Laxton - Moonlight: Sob a Luz do Luar
Rodrigo Prieto – Silêncio

Pela primeira vez, temos um diretor de fotografia negro indicado para o Oscar: Bradford Young, por “A Chegada”. E por mais que eu queira que “Silêncio”, do Martin Scorsese, leve para casa pelo menos uma estatueta, é muito provável que “A Chegada” ou “La Land: Cantando Estações” fique com esse prêmio.

Melhor Canção Original


"Audition (The Fools Who Dream)" | Música de Justin Hurwitz, canção de Benj Pasek e Justin Paul - La La Land: Cantando Estações
"Can't Stop the Feeling" | Música e canção de Justin Timberlake, Max Martin e Karl Johan Schuster - Trolls
"City of Stars" | Música de Justin Hurwitz, canção de Benj Pasek e Justin Paul - La La Land: Cantando Estações
"The Empty Chair" | Música e canção de J. Ralph e Sting - Jim: The James Foley Story
"How Far I'll Go" | Música e canção de Lin-Manuel Miranda - Moana: Um Mar de Aventuras

Esse é o ano de “La La Land: Cantando Estações”. E nessa categoria, ele está indicado duas vezes! "Audition (The Fools Who Dream)" é linda, mas é óbvio que quem vai levar o prêmio é a queridinha "City of Stars".


Melhores Efeitos Visuais


Craig Hammack, Jason Snell, Jason Billington e Burt Dalton - Horizonte Profundo: Desastre no Golfo
Stephane Ceretti, Richard Bluff, Vincent Cirelli e Paul Corbould - Doutor Estranho
Robert Legato, Adam Valdez, Andrew R. Jones e Dan Lemmon - Mogli: O Menino Lobo
Steve Emerson, Oliver Jones, Brian McLean e Brad Schiff - Kubo e as Cordas Mágicas
John Knoll, Mohen Leo, Hal Hickel e Neil Corbould - Rogue One: Uma História Star Wars

Essa categoria sempre teve espaço para os grandes blockbusters. Temos esse ano Marvel e Star Wars concorrendo. 
Interessante notar que pela primeira vez um filme de animação também esteja nessa categoria. A equipe de “Kubo e as Cordas Mágicas” utilizou uma técnica que mistura animação em stop motion com animação computadorizada, o que rendeu a indicação. 
Mas o grande vencedor, é claro, será “Mogli: O Menino Lobo”. Até hoje não acredito que um fundo verde foi capaz de gerar criaturas tão reais.

Melhor Maquiagem e Cabelo


Eva Von Bahr e Love Larson - A Man Called Ove
Joel Harlow e Richard Alonzo - Star Trek: Sem Fronteiras
Alessandro Bertolazzi, Giorgio Gregorini e Christopher Nelson - Esquadrão Suicida

Se formos tirar algo de realmente bom de “Esquadrão Suicida” tem que ser a maquiagem. E talvez seja o único filme de super-herói com chances de ganhar uma estatueta. Mas pode ser que prefiram entregar o prêmio para “Star Trek: Sem Fronteiras”, em celebração aos 50 anos da série.

Melhor Animação


Kubo e as Cordas Mágicas
Moana: Um Mar de Aventuras
Minha Vida de Abobrinha
A Tartaruga Vermelha
Zootopia: Essa Cidade é o Bicho

As animações esse ano estão impecáveis. Studio Ghibli ressurge das cinzas numa coprodução francesa, “A Tartaruga Vermelha”. Disney lançou duas produções. E o favorito é “Zootopia: Essa Cidade é o Bicho”. Não vai ter para ninguém.

Melhor Ator


Casey Affleck - Manchester à Beira-Mar
Andrew Garfield - Até o Último Homem
Ryan Gosling - La La Land: Cantando Estações
Viggo Mortensen - Capitão Fantástico
Denzel Washington - Um Limite Entre Nós

É provável que “La La Land: Cantando Estações” desbanque aqui também, embora o papel de Ryan Gosling não exija tanto de sua atuação. Ainda não assisti as outras performances, então nessa categoria estou igual Gloria Pires.

Melhor Atriz


Isabelle Huppert - Elle
Ruth Negga - Loving
Natalie Portman - Jackie
Emma Stone - La La Land: Cantando Estações
Meryl Streep - Florence: Quem é Essa Mulher?

Antes de tudo: cadê Amy Adams? Se “A Chegada” merecia alguma atenção, teria que ser pela presença dela. O filme inteiro é carregado por Amy, e a coitada foi totalmente esnobada! O pior foi ter colocado Meryl Streep pela vigésima vez, quebrando seu próprio recorde. Meryl já está satisfeita com suas três estatuetas, e em “Florence: Quem é Essa Mulher?” seu papel é muito confortável.
 
Outro recorde, que Amy Adams está quase alcançando, é a quantidade de vezes que foi indicada e nunca recebeu nada. Esse ano, nem indicada ela conseguir ser.
Enfim... Depois desse desabafo, voltemos aos comentários. Emma Stone é a dona de “La La Land: Cantando Estações”, portanto minhas apostas vão para ela. Mas mesmo sem ter visto a atuação de Isabelle Huppert em “Elle”, essa mulher merecia o prêmio pela sua cinematografia. É uma atriz foda, que já trabalhou com os melhores diretores, e ainda continua fazendo trabalhos impecáveis.


Melhor Diretor


Denis Villeneuve - A Chegada
Mel Gibson - Até o Último Homem
Damien Chazelle - La La Land: Cantando Estações
Kenneth Lonergan - Manchester à Beira-Mar
Barry Jenkins - Moonlight: Sob a Luz do Luar

Quem diria que Mel Gibson voltaria para Hollywood? “Até o Último Homem” foi bem recebido pela crítica internacional, e garantiu espaço nas categorias principais. 
Nomes famosos como Clint Eastwood, de “Sully”, e Martin Scorsese, de “Silêncio”, não apareceram, deixando a vaga para diretores em ascensão. Se Damien Chazelle ganhar aqui, não vai ser surpresa.

Melhor Filme


A Chegada
Até o Último Homem
Estrelas Além do Tempo
Lion: Uma Jornada para Casa
Moonlight: Sob a Luz do Luar
Um Limite Entre Nós
A Qualquer Custo
La La Land: Cantando Estações
Manchester à Beira-Mar

E para encerrar a noite, a 89ª edição do Oscar vai carimbar “La La Land: Cantando Estações”, como um dos grandes vencedores de todos os tempos. Isso porque o filme presta homenagem para vários símbolos importantes da indústria cinematográfica. 
E diferente dos anos anteriores, quando a Academia sempre colocava um filme popular para garantir a torcida de fãs, a preocupação aqui foi outra. Não teve nem espaço para “Deadpool”. 
Mas é legal acompanhar a premiação justamente para conhecer filmes novos, que nunca chegariam ao ouvido do público se não fosse dessa forma.

ABAIXO, O CALENDÁRIO DE ESTREIAS DOS FILMES CITADOS.


A Qualquer Custo (02 de fevereiro)

Jackie (02 de fevereiro)

Minha Vida de Abobrinha (02 de fevereiro)

Estrelas Além do Tempo (02 de fevereiro)

Silêncio (9 de fevereiro)

Lion - Uma Jornada para Casa (16 de fevereiro)

Moonlight - Sob a Luz do Luar (23 de fevereiro)

Até o Último Homem (26 de janeiro)

Loving (sem previsão de estreia)

Um Limite Entre Nós (sem previsão de estreia)

A Tartaruga Vermelha (sem previsão de estreia)



Algumas produções estão passando em cinemas selecionados; outras já saíram de cartaz.

Para quem você está torcendo? Qual está esperando ansiosamente para que chegue no Brasil? Comenta aqui em baixo.


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