O Oscar está chegando, e para se preparar, vamos listar aqui três documentários incríveis, indicados para a competição desse ano, que você pode encontrar na locadora vermelha.




A 13ª Emenda

Data de lançamento: 7 de outubro de 2016
Direção: Ava DuVernay
Elenco: Michelle Alexander, Angela Davis, Cory Booker

Documentário que discute a décima terceira emenda à Constituição dos Estados Unidos - "Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito a sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado" - e seu terrível impacto na vida dos afro-americanos.
Ava DuVernay, que sempre usou seus filmes como ferramenta de ativismo dos direitos civis negros, acertou em cheio ao escolher como tema para seu documentário a correlação entre a criminalização da população negra dos EUA e o boom do sistema prisional do país. A diretora vem trabalhando esse discurso a muito tempo, e finalmente conseguiu total liberdade para expressar o seu ponto de vista.

Reunindo intelectuais respeitadíssimos, é interessante notar que, mesmo como uma denúncia, a produção nos faz pensar bastante, e principalmente se engajar pro-ativamente no discurso levantado. Com certeza vão ter alguns detalhes que você não conhecia sobre essa verdadeira máfia que é o sistema prisional.

Os Capacetes Brancos

Data de lançamento: 16 de setembro de 2016
Direção: Orlando von Einsiedel
Elenco: Khalid Farah, Mohammed Farah, Abu Omar, Raed Saleh

Enquanto ataques aéreos diários castigam os civis da Síria, um grupo de resgate corajoso arrisca a vida para remover as vítimas dos escombros.
O grupo “Capacetes Brancos”, uma organização humanitária, também chamada de Defesa Civil Síria, ainda é pouco conhecido fora de seu país. Composto de mais de 2.700 voluntários, o grupo concorreu ano passado ao Nobel da Paz.

Esse documentário, com seus 40 minutos, concorre, diferente dos outros dois nessa lista, na categoria de Melhor documentário de curta-metragem, e acompanha parte do treinamento dos homens na Turquia, além dos resgates realizados por essa equipe. São cenas chocantes e depoimentos emocionantes.

Life, Animated

Data de lançamento: 15 de fevereiro de 2017
Direção: Roger Ross Williams
Elenco: Jonathan Freeman, Gilbert Gottfried, Alan Rosenblatt, Owen Suskind, Ron Suskind

Owen Suskind, um menino autista que ficou sem falar por anos, é retirado aos poucos de sua solidão ao ser imerso em filmes animados da Disney. Toda a família se tornou personagens animados, se comunicando com Owen a partir de diálogos dos filmes e canções, até que ele se reconecta com a sua amorosa família, revelando que, em tempos mais difíceis, todos precisam de histórias para sobreviver.

Galera, prepare o lenço, porque esse documentário tem a combinação perfeita para te fazer chorar: uma história real emocionante e momentos nostálgicos das animações Disney.

A montagem do filme é inspiradora, dosando o necessário de cenas animadas com as cenas da jornada pessoal de Owen, trabalhada de uma forma fascinante. E quando começa a animação original, criada especialmente para o documentário, é o momento em que realmente entramos na cabeça do jovem Owen. Uma visão incrivelmente humana sobre o transtorno e os seus efeitos. Um final magnifico para essa história de superação.


CONFIRA TODOS OS INDICADOS PARA AS CATEGORIAS DESSE ANO:


Melhor Documentário em Curta-Metragem

Extremis
4.1 Miles
Joe's Violin
Watani: My Homeland
Os Capacetes Brancos

Melhor Documentário em Longa-Metragem

Fogo no Mar
Eu Não Sou Seu Negro
Life, Animated
O.J.: Made in America
13ª Emenda

Não se preocupe que ainda dá tempo de conferir os três no catálogo da Netlix, já que a cerimônia de entrega do Oscar só acontece em 26 de fevereiro.

Já conhecia algum desses filmes? Para qual vai a sua torcida? Deixe nos comentários, e não se esqueça de acompanhar o Oscar por aqui.
Matheus Menezes


Deixe um comentário

Vai sair sem deixar um recadinho?
Não faz isso não, sua opinião é muito importante.