[LEIA ATÉ O FINAL]

Oi, pessoal. A partir de hoje, estamos começando uma nova empreitada aqui no blog: as críticas de filmes e séries! De início, o foco será para o cinema - pode ser tanto um clássico antigo como um lançamento -, e com o tempo vamos inserir críticas de TV.

Feita as devidas explicações, bôra para a crítica de “Moana – Um Mar de Aventuras”.




Moana Waialiki é uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo polinésia, vinda de uma longa linhagem de navegadores. Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Acompanhada pelo lendário semideus Maui, Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis criaturas marinhas e descobre histórias do submundo.

Seguindo o legado de “Frozen – Uma Aventura Congelante”, a Disney subverte mais uma vez o gênero de filme de princesa, mas diferente de seu predecessor, que ainda mantém o salto alto e o vestido longo, em “Moana” tudo isso não tem importância: encontramos uma garota simples e sonhadora, que não se preocupa com os pés descalços na areia ou com o cabelo molhado. O próprio cenário da ilha pede essa reinterpretação.

Moana realmente se parece com uma garota da vida real, moldada também em limitações e pequenas “imperfeições”. A julgar pelo cabelo rebelde, livre e solto. Desde “Valente” não temos uma representação tão clara para a força e coragem de suas protagonistas!

O visual é magnífico, e o cenário paradisíaco traz uma vontade de viajar para a Polinésia no próximo voo. É maravilhoso a maneira como a cultura local traz uma identidade para o filme. Até o Oceano se mostra importante para o desenrolar da história. 

Tudo isso é embalado por música, uma mistura dos ritmos tradicionais da tribo com pop, e o resultado são canções cativantes, que continuam na cabeça do espectador mesmo depois de dias. Tanto a versão brasileira quanto a original são ótimas.



O único defeito (e sim, existe um defeito) são as inconsistências no roteiro. Depois do patamar que a Disney atingiu com “Zootopia”, no desenvolvimento de história e tratamento de personagens, a expectativa para “Moana” eram as melhores. Infelizmente, a produção desse ano não atingiu a maestria do anterior.

Tive a impressão de que muitos maneirismos foram simplesmente jogados na tela. E o primeiro que me vem à mente é a fala da avó de Moana: “Toda vila tem uma louca. Essa é a minha função.” A princípio, é uma sacada excelente, pois corta o caminho de explicações desnecessárias para uma figura batida em quase todos os filmes da Disney (a velha sábia louca).


Mas quando esses maneirismos são repetidos diversas vezes, a impressão que fica é que houve certa preguiça na construção da história. Que o diga Tamatoa, o caranguejo gigantesco. Detesto toda a cena em que ele aparece, e nem mesmo seu ato musical salva a catástrofe que é a sua participação.

Talvez isso se deva por causa das escolhas feitas pelos diretores. John Musker e Ron Clements já trabalharam juntos em outras seis animações. A dupla é responsável por vários clichês da década de oitenta e noventa, e tentando acompanhar a evolução dos filmes de princesa nos dias atuais, eles optam em “Moana” por ridicularizar os clichês, ao invés de não usa-los, o que pouparia muita ladainha sem sentido.

Nesse caso, minha classificação é três estrelas.





Mas essa é a opinião de um garoto de dezoito anos. Para as crianças, e particularmente para as meninas, o filme é importantíssimo! E que bom que ele saiu do papel. A presença de Moana prova que não é preciso esperar por príncipe encantado. Pelo contrário. Com certeza, os sonhos e aspirações dessa nova geração serão muito mais voltados para conquistas e lutas pessoais, inspirados no exemplo da guerreira, a princesa polinésia.


E ai, gostou do filme? Discorda de tudo o que eu disse? Escreva para a gente. Estarei lendo todos os comentários. 😊


18 Comentários

  1. gostei da sua critica, eu esperava mais do filme, porem gostei assim mesmo, amei moana
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Gostei de saber sua opinião sobre, eu ainda não assisti a estes filmes, mas adoro.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. E vale a pena conferir, Nessa. Zootopia é o meu favorito.

      Excluir
  3. Olha eu não assisti ainda o filme, mas quando vi o trailer eu adorei de cara! Mas muito boa a sua opinião a respeito, fiquei ainda mais curiosa para ver!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não assisti, mas estou louca pra assistir, porque sou simplesmente apaixonada pelos filmes da Disney! Mas fiquei triste porque você só deu 3 estrelas :/
    Espero gostar mais que você ashusahuhusa
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nada! Três estrelas nem é tão ruim quanto parece, kkkk

      Excluir
  5. Gostei bastante da sua crítica. Expõe muito bem tua opinião. Ainda não tive a oportunidade de assistir, mas vou com as expectativas mais baixas haha. Assim o máximo que pode acontecer é eu me surpreender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, expectativa só piora tudo, neh? Faz muito bem, Mayla. Vá esperando nada do filme, kkk

      Excluir
  6. Eu amei Moana, de verdade, não sei se é porque a animação me fez lembrar de outras antigas, como o Rei Leão, mas simplesmente amei.

    HOJE É DIA DE LIVRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os diretores de Moana também dirigiram A Pequena Sereia e Aladdin, animações das antigas, kkkk

      Excluir
  7. Ainda não assisti o filme, mas gostei muito da sua crítica, parabéns pela iniciativa, que possa crescer cada vez mais com seus escritos e obrigada pela contribuição!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela força. Vamos continuar trazendo críticas.

      Excluir
  8. Ainda não vi Moana, mas estou curiosa para assistir. E preciso ver Zootopia também. Muitas pessoas me falaram que é excelente, e seu comentário só reforçou isso. Fiquei com muita vontade de assistir.
    Adorei a crítica!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zootopia é um filme muito inteligente. Queria saber se as crianças entenderam as piadas, kkkk

      Excluir
  9. Tenho visto tanta coisa acerca deste filme, tenho mesmo de ver! Aparte os filmes de terror, este género de animação é dos filmes que mais gosto ;)
    Estou mesmo curiosa para ver!

    Pseudo Psicologia Barata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já assistiu "Coraline e o Mundo Secreto"? É uma animação com toques de terror. Combina com seu estilo.

      Excluir

Vai sair sem deixar um recadinho?
Não faz isso não, sua opinião é muito importante.